quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Jessica Green: Estamos filtrando os micróbios errados?

Devemos controlar o ar dos hospitais? Jessica Green, ecologista e parceira TED descobriu que a ventilação mecânica realmente elimina muitos tipos de micróbios, mas os do tipo errado: os que ficam nos hospitais são muito mais propensos a serem patógenos.

Composto que controla a pressão arterial direciona o desenvolvimento das células cerebrais

A mesma molécula que 53 anos atrás pesquisadores brasileiros apresentaram ao mundo como um potente regulador da pressão arterial – ela originou toda uma classe de medicamentos anti-hipertensivos – volta a surpreender por sua versatilidade. Passadas mais de cinco décadas de sua identificação pelos médicos Maurício Rocha e Silva, Wilson Teixeira Beraldo e Gastão Rosenfeld, essa molécula, a bradicinina, um fragmento de proteína (peptídeo) naturalmente encontrado no sangue e em outros tecidos do corpo e liberado em concentrações mais elevadas na inflamação, chama agora a atenção por efeitos que não se imaginava que pudesse produzir. Estudos conduzidos nos últimos anos, também por equipes brasileiras, mostram que a bradicinina faz células-tronco se transformarem em neurônios e os protegem da morte em lesões cerebrais. No tecido adiposo, sugere outro trabalho, ela regula a liberação do hormônio que induz à saciedade e reduz o acúmulo de gordura. Ainda sem aplicação clínica, esses achados abrem novos caminhos para se compreender como o cérebro se forma e como surgem certas doenças neurológicas, além da obesidade. Renovam ainda a expectativa de que, quem sabe em alguns anos, conduzam a formas mais eficientes de tratar esses problemas.
Leia na integra.

Planta especial

Em colaboração com pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e da Europa, um botânico amador que vive no litoral norte da Bahia, o russo Alex Popvkin, descreveu uma nova espécie de planta da mata atlântica que se “ajoelha” e enterra a própria semente. Por ser o primeiro membro de sua família a exibir esse comportamento adaptativo, o vegetal recebeu o nome científico de Spigelia genuflexa. Durante a maturação do fruto, as inflorescências basais da S. genuflexa inclinam-se em direção ao solo e depositam as sementes sobre a superfície ou as enterram sob os musgos.“É a primeira publicação minha sobre botânica que sai numa revista com peer review”, diz o russo, cujo trabalho apareceu em setembro no periódico PhytoKeys. Os exemplares da planta foram encontrados no solo arenoso da Fazenda Rio do Negro, no município de Entre Rios, de propriedade de Popvkin. Um empregado se interessou pelas flores brancas e rosas de um exemplar do vegetal, que chega no máximo a 25 centímetros de altura, e o levou para a avaliação de Popvkin. Depois de fazer fotos da planta e colocá-las na internet, o botânico amador iniciou uma parceria de estudos com pesquisadores do exterior que redundou na descrição da nova espécie e na publicação do artigo numa revista internacional.
Leia mais.

Planeta Terra

Conferência em Londres fará um balanço sobre os limites da Terra frente às mudanças climáticas
Londres vai abrigar um grande evento entre os dias 26 e 29 de março de 2012, convocado para atualizar o conhecimento sobre os limites do planeta frente às mudanças climáticas e à degradação ambiental e discutir soluções para o futuro sustentável. A conferência Planet Under Pressure vai reunir cientistas, empresários, autoridades e representantes de organizações não governamentais. Uma de suas ambições é fornecer subsídios e pavimentar o caminho para a Rio + 20, que acontece em junho. Organizada pelas Nações Unidas, a Rio + 20 comemora os 20 anos da histórica Conferência Rio 92 e busca propor caminhos para a erradicação da pobreza num ambiente econômico sustentável.
Leia mais.
ou Em inglês.