quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Astronomia no pátio


Na noite de ontem, realizamos uma pequena prática de astronomia no pátio dos laboratórios da Faculdade São Luís. Apesar da luminosidade inadequada (as luzes do pátio foram apagadas, mas as da rua e da faculdade não).


 

A localização dos prédios vizinhos também não foi das melhores, mas os alunos puderam verificar as possibilidades desta ferramenta em conjunto com o software Google Sky Map.

Imagem do Dia


O que é a Nanotecnologia e para que serve

Nanotecnologia na Medicina
nanotecnologia é uma tecnologia de manipulação de sistemas funcionais a uma escala atómica e molecular. Composta por estruturas que nunca ultrapassam os cem nanómetros (cem milionésimos de milímetros em qualquer dimensão), este sistema de engenharia molecular, tem a capacidade de criar estruturas a partir do mais pequeno átomo e molécula.
O prefixo “nano” significa pequeno e de facto é tão pequeno que uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos ver a olho nú.
Criada no Japão, a nanotecnologia abrange as engenharias e as tecnologias através de áreas como a imagiologia, medição, modelação e manipulação de materiais à nanoescala.
Existem duas abordagens em nanotecnologia: a ascendente e a dedutiva. Enquanto a ascendente diz respeito à construção de materiais e dispositivos a partir de componentes moleculares, sendo estes montados através dos princípios de reconhecimento molecular, já na dedutiva os nano-objectos são construídos a partir de entidade maiores, a um nível atómico ou molecular.

Áreas de aplicação da nanotecnologia: As aplicações da nanotecnologia começam agora a surgir e terão um impacto significativo na vida de todos os indivíduos.
As áreas que mais podem beneficiar da sua inovação e aplicabilidade, com o objectivo de solucionar muitos dos problemas que enfrentamos atualmente são:



  • Nanotecnologia na Medicina:A inovação na medicina deve ser constante e altamente evolutiva, por essa razão tem-se olhado para a nanotecnologia como um sistema inovador com aplicabilidade nos meios de diagnóstico precoce. O tratamento de células tumorais, através da introdução de nanopartículas, abre uma nova esperança à terapia do cancro, pelo aumento da eficácia, e pela redução dos efeitos secundários dos medicamentos utilizados.
  • Tecnologias de Informação: A nanotecnologia poderá aumentar e melhorar o desempenho no tratamento e manipulação de grandes quantidades de informação, através de um inovador, rápido e sofisticado processamento.
  • Produção e armazenamento de energia:As nanopartículas e nanomateriais poderão ser utilizadas para a transformação e armazenamento de energia, contribuindo assim para uma crescente poupança dos seus custos. Ao serem desenvolvidas células solares fotovoltaicas eficientes, prevê-se uma melhor iluminação e uma utilização mais eficaz dos recursos de energias renováveis.
  • Nutrição:Nesta área, a nanotecnologia pode ser determinante para o processo e criação de produtos alimentares, para os sensores de segurança alimentícios e para o controlo da qualidade dos alimentos e das embalagens. Prevê-se que esta tecnologia possa permitir que os nutrientes dos alimentos actuem de forma mais eficaz no corpo humano, bloqueando a entrada de elementos nocivos e prejudiciais à saúde dos indivíduos.