quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O que é a Nanotecnologia e para que serve

Nanotecnologia na Medicina
nanotecnologia é uma tecnologia de manipulação de sistemas funcionais a uma escala atómica e molecular. Composta por estruturas que nunca ultrapassam os cem nanómetros (cem milionésimos de milímetros em qualquer dimensão), este sistema de engenharia molecular, tem a capacidade de criar estruturas a partir do mais pequeno átomo e molécula.
O prefixo “nano” significa pequeno e de facto é tão pequeno que uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos ver a olho nú.
Criada no Japão, a nanotecnologia abrange as engenharias e as tecnologias através de áreas como a imagiologia, medição, modelação e manipulação de materiais à nanoescala.
Existem duas abordagens em nanotecnologia: a ascendente e a dedutiva. Enquanto a ascendente diz respeito à construção de materiais e dispositivos a partir de componentes moleculares, sendo estes montados através dos princípios de reconhecimento molecular, já na dedutiva os nano-objectos são construídos a partir de entidade maiores, a um nível atómico ou molecular.

Áreas de aplicação da nanotecnologia: As aplicações da nanotecnologia começam agora a surgir e terão um impacto significativo na vida de todos os indivíduos.
As áreas que mais podem beneficiar da sua inovação e aplicabilidade, com o objectivo de solucionar muitos dos problemas que enfrentamos atualmente são:



  • Nanotecnologia na Medicina:A inovação na medicina deve ser constante e altamente evolutiva, por essa razão tem-se olhado para a nanotecnologia como um sistema inovador com aplicabilidade nos meios de diagnóstico precoce. O tratamento de células tumorais, através da introdução de nanopartículas, abre uma nova esperança à terapia do cancro, pelo aumento da eficácia, e pela redução dos efeitos secundários dos medicamentos utilizados.
  • Tecnologias de Informação: A nanotecnologia poderá aumentar e melhorar o desempenho no tratamento e manipulação de grandes quantidades de informação, através de um inovador, rápido e sofisticado processamento.
  • Produção e armazenamento de energia:As nanopartículas e nanomateriais poderão ser utilizadas para a transformação e armazenamento de energia, contribuindo assim para uma crescente poupança dos seus custos. Ao serem desenvolvidas células solares fotovoltaicas eficientes, prevê-se uma melhor iluminação e uma utilização mais eficaz dos recursos de energias renováveis.
  • Nutrição:Nesta área, a nanotecnologia pode ser determinante para o processo e criação de produtos alimentares, para os sensores de segurança alimentícios e para o controlo da qualidade dos alimentos e das embalagens. Prevê-se que esta tecnologia possa permitir que os nutrientes dos alimentos actuem de forma mais eficaz no corpo humano, bloqueando a entrada de elementos nocivos e prejudiciais à saúde dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário