quarta-feira, 22 de junho de 2011

Primeiro mês do nosso Blog

É com orgulho que fazemos um balanço deste primeiro mês de Blog, indo já para o segundo. Ultrapassamos a barreira dos 2000 acessos, com a participação de dez países e com representantes em três continentes.
Ainda precisamos usar este Blog como uma ferramenta de discussão, muitos ainda enviam suas opiniões por e-mail, ao invés de postar no nosso Blog.
Agora, no período de férias, vamos utilizar este espaço como um "point" de encontro para nossas atualizações em Biologia.
Nosso muito obrigado a Débora e ao Leonardo, nossos maiores correspondentes, e também aos docentes que estão sempre enviando artigos e afins. Nosso agradecimento também a Coordenação do Curso e a Direção da Faculdade São Luis, em especial a Direção Acadêmica, por ter apostado neste novo meio de comunicação e interação com a comunidade.
Inté
Vini

Do campo ao prato

Para nós que vivemos em um região onde o agronegócio é o carro chefe do comércio, essa notícia enviada pela nossa correspondente Débora tem tudo a ver com o nosso bolso: "Produção agrícola não depende de aumento de áreas cultiváveis". Essa matéria da Folha.com trás um angulo diferente sobre o que temos feito no nosso pais sobre exploração agrícola, afinal segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, "não é preciso derrubar nenhuma árvore" para produzir mais grãos ou aumentar áreas de pastagem para pecuária de corte.
Vini

Flores arco-íris

Uma dica do nosso amigo Leonardo é a seguinte reportagem:
Isso não é manipulação digital. São fotos reais. Trata-se de flores realmente coloridas. O processo de se obter essas flores, também chamadas “Flores arco-íris” começa com flores normais.
A verdade é que este é um segredo industrial muito bem guardado. Quem sabe não ensina, pois este conhecimento vale milhões de dólares. As Rosas arco-íris foram inventadas por Peter Van de Werken, que é um exportador mundial de flores perto de Den Bosch ao sul da Holanda. Ele levou seis meses para conseguir encontrar a forma certa de tingir as rosas.
Vini

Conheça o Projeto de Reciclagem de Máquinas do curso de Sistemas de Informação



O Projeto Informatizar, desenvolvido pelos alunos e coordenação do curso de Sistemas de Informação da Faculdade São Luís, é um projeto de cunho sustentável, que visa diminuir a quantidade de lixo eletrônico produzido tanto por pessoas, quanto por empresas. Prestando serviço também à sociedade, o projeto objetiva dar oportunidade a crianças que não têm acesso às tecnologias atuais e internet.
Como o Projeto funciona
O projeto funciona com a reciclagem de máquinas caça-níqueis que, devido ao fechamento das casas de bingo, acabaram por se acumular em delegacias de polícia. Assim, uma solicitação pedindo a liberação dos caça-níqueis foi feita para a promotoria pública municipal para que fossem aproveitadas pelo projeto de reciclagem. Após aprovação, os itens apreendidos são liberados direto para o projeto. O grupo de alunos responsável desmonta todas as máquinas e seleciona os equipamentos que podem ser aproveitados para a montagem de um computador apto para uso. O que não tem mais aproveitamento é descartado de forma correta. Ainda assim, algumas peças faltam para uma montagem apropriada. Dessa forma, os equipamentos em falta são conseguidos através de doações de outras empresas que conhecem o projeto.
Uma vez prontos para o uso, os computadores são doados para entidades que cuidam de crianças carentes da cidade. O projeto assiste o Recanto Menina e também A Casa do Menor Aprendiz.
O grupo de alunos que promove esse projeto também dá aulas de informática a essas crianças aos sábados, dando uma oportunidade a elas de se conectarem com o mundo moderno atual.
Protocolo Online: Fique por dentro!
A reciclagem de lixo eletrônico promovido pelo curso de Sistemas de Informação também possibilitou que a Instituição disponibilizasse computadores para uso dos alunos! Computadores já inutilizados foram doados ao projeto, que os recuperou para a Central de Atendimentos da Faculdade.
O protocolo Online é mais uma inovação implantada pela São Luís! Com esse serviço, agora os alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação podem solicitar: declaração de matrícula, histórico escolar, certificados, diploma de graduação e outros. 
A área de protocolo está disponível no Net Student. Acesse o site http://www.saoluis.br/protocolo e siga as orientações!

*Fotos cedidas pela coordenação do curso de Sistemas de Informação.


Departamento de Comunicação - Faculdade São Luís

Telefone: 3209 1800 ramal: 1878
Email: