quarta-feira, 9 de maio de 2012

Saiba como foi o I Fórum Multidisciplinar de Inclusão das Pessoas com Deficiência



De 23 a 26 de abril aconteceu o I Fórum Multidisciplinar de Inclusão das Pessoas com Deficiência, realizado pelo curso de Direito, com a participação dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Administração da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal.

O tema, de grande relevância, objetivou oferecer informações aos alunos e futuros profissionais e à própria população, de modo a instruí-los sobre as medidas necessárias para contribuir com as pessoas que possuem necessidades especiais, para que elas tenham acesso ao conhecimento, inserção no mercado de trabalho e na sociedade, bem como ao lazer e saúde.

Assim, os Coordenadores dos cursos citados, Prof. Dr. José Carlos, Profa. Ms. Andresa Araújo, Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto e Prof. Dr. Adriano dos Reis Lucente, se reuniram e organizaram o evento, abordando o tema por diferentes vertentes, sendo elas: área Jurídica, área de Saúde, da Educação e Administrativa.

Na noite de abertura, os estudantes puderam conhecer a nova equipe da Coordenação do Centro Acadêmico de Direito e ouvir o Prof. Dr. Luís Alberto Davi Araújo, que falou do tema “A proteção constitucional da pessoa com deficiência”. Segundo o palestrante, cerca de 20% da população brasileira não está incluído socialmente.

Os assuntos discutidos na terça-feira, dia 24, foram a Inclusão do deficiente no mercado de trabalho, histórias de vida e superação e novas tecnologias que facilitam a vida da pessoa com alguma deficiência. Todos os presentes puderam conhecer a história do Professor na Unidade de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual e Múltipla “Olhos da Alma”, Valdecir Kuhl.

“Nós só damos valor a algo quando o perdemos. Por isso não espere perder para saber o quanto algo é importante”, afirmou o professor, referindo-se ao surgimento de seu interesse pela literatura.

Ao longo do evento, foram discutidas também as relações entre Deficiência e Cidadania, bem como a definição de Deficiência Intelectual. O Prof. Sinval Avelino dos Santos abordou os aspectos da saúde atualmente, frisando a importância de levar em conta os valores, a cultura, e o sofrimento psíquico, não apenas os aspectos orgânicos das pessoas atendidas.

Sobre a Inclusão Escolar, a Profa. Fabiana Chinalia destacou que deve haver um diálogo entre a Educação Especial e Educação Regular, para que não haja exclusão dos alunos especiais.

“Em pleno século 21 ainda temos idéias de que essas pessoas são incapazes e tudo deve ser diferenciado”, afirmou. “Não se nega que há necessidades e restrições, mas essas pessoas devem estar no mesmo local que outras de sua idade”, concluiu a professora, referindo-se à vida social das pessoas com deficiência, e frisando a importância de garantir que o aluno esteja presente no ambiente escolar, e não apenas fisicamente.

Prestigiando todas as noites do evento, estiveram presentes a Diretora Geral da Faculdade de Educação São Luís, Sra. Profa. Iracê Miriam de Castro Martins e a Mantenedora da FESL e Presidente da Unidade Olhos da Alma, Sra. Gislene Martins Duarte.
Luciana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário