quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exercícios e depressão

A doença está entre as principais causas que contribuem para incapacitar um indivíduo
Depressão atinge cerca de 17 milhões de brasileiros
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão é uma doença que atinge cerca de 17 milhões de brasileiros e está entre as principais causas que contribuem para incapacitar um indivíduo.
Um estudo apresentado por pesquisadores da Universidade Metodista de Dallas, nos Estados Unidos, afirma que os exercícios físicos podem agir como antídoto contra a depressão e distúrbios de ansiedade, já que através da atividade física é possível atingir os sistemas de neurotransmissores no cérebro ajudando a estabelecer comportamentos mais positivos.
Segundo a psicóloga Ana Cristina Fraia, coordenadora terapêutica do Hospital Dia da Clínica Maia Prime, “os exercícios promovem a liberação de endorfinas pelo sistema nervoso central, causando uma sensação de bem-estar que pode permanecer por várias horas mesmo depois de encerrado o exercício”.
A especialista explicou que os sintomas da depressão podem variar de pessoa para pessoa e dependem da intensidade e permanência. “Exercícios físicos associados ao tratamento médico e multiprofissional promovem um grande senso de realização nos pacientes, tornando-os mais confiantes e contribuindo com a melhora da autoestima”.
Ainda de acordo com Ana Cristina, todos os exercícios são indicados para melhorar o quadro de depressão, “porém os aeróbicos e principalmente a corrida são os melhores, por estimularem mais rapidamente a liberação de endorfinas”.
“Se possível, o ideal é praticar exercícios diariamente ou no mínimo três vezes por semana”, concluiu.
Shutterstock
Leia mais em: Exercícios ajudam no tratamento de depressão (band.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário