sexta-feira, 27 de abril de 2012

Formigas (Pheidole)


A natureza dos insetos sempre nos surpreendendo. E quem imagina que “super inseto” é coisa de 300 milhões de anos atrás, está enganado. Existe um gênero de formigas (Pheidole) capaz de produzir superformigas-soldados muito maiores que o normal, geralmente com a cabeça e mandíbula muito desenvolvida e que podem assustar qualquer inimigo. E o objetivo é mesmo este!
Através de uma dosagem mais elevada de hormônio juvenil na fase larval, super soldados se desenvolvem. Na verdade, em todas as formigas a quantidade de hormônio juvenil na fase larval determina o destino quando adultas.
Se os níveis desse hormônio forem baixos, as larvas vão se tornar pequenas formigas operárias; se os níveis do hormônio ultrapassarem um limite máximo, as larvas continuarão a crescer e, por fim, irão se transformar em formigas-soldados.
As larvas, que no início eram como outra qualquer, recebem uma dosagem ainda maior do hormônio que excedem a quantidade ideal para a obtenção de formigas soldados normais.
Esta dosagem excessiva faz com que a metamorfose das formigas seja mais longa, permitindo que elas cresçam ainda mais e se tornem superformigas-soldados.
As super formigas não tem outra utilidade que não seja proteção do formigueiro. Com suas cabeças muito maiores elas fecham a entrada do ninho não permitindo que intrusos se atrevam, e caso esses resolvam encarar, as super soldados ainda possuem mandíbulas gigantescas e uma força além do normal. Na Science, os pesquisadores garantem: qualquer espécie pode se tornar uma super formiga, desde que a dosagem de hormônio juvenil se exceda o segundo limite!

Leia mais em: Conheçam as incríveis super formigas. Karlla Patrícia, Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário