sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conheça os Projetos Ambientais dos cursos de Geografia e Biologia da Faculdade São Luís!

Inicialmente chamado de ‘Programa Beija-Flor’, o Projeto ‘Viveiro de Produção de Mudas de Árvores Nativas’ visa contribuir com a recomposição de áreas devastadas da região de Jaboticabal. Resultado de uma parceria entre a Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, Polícia Ambiental, Oxiquímica Agrociência e Prefeitura Municipal de Jaboticabal, esses projetos consistem, não apenas na produção de mudas, mas de outras ações ambientais que contribuem para a sustentabilidade do município e para a conscientização da população acerca dos principais problemas que o progresso causa no ambiente e os métodos eficazes para neutralizá-los.
Atualmente, com a correria do dia a dia, as pessoas acabam não se atentando para os problemas ambientais, que são muitos e merecem reflexão e mudanças na rotina diária. Assim, é extremamente importante o funcionamento de Projetos sustentáveis como estes na cidade. E o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mangili, Geógrafo, Especialista e Doutor em Engenharia da Ciência do Meio Ambiente, é o responsável por mantê-los e organizá-los. Além da produção das mudas, são mantidas também áreas que funcionam como Estações Geoclimatológicas (G1 e G2), aproveitamento e reciclagem da água da chuva, produção de adubo orgânico, biodigestor doméstico, hortas e aquecedor solar.



Conheça os Projetos

A produção das mudas, além de objetivar o reflorestamento, pretende recuperar também os ninhais de pássaros que faziam parte da região de Jaboticabal. As mudas produzidas são gratuitas. Outra ação igualmente essencial é coleta e reutilização da água da chuva, que é, inclusive, usada na irrigação das sementes e mudas do Viveiro. Em uma realidade em que cada vez mais a água consumida pelas pessoas, que já é limitada, vem sendo contaminada, afetando a saúde pública, esse projeto mostra uma boa alternativa.
Outras maneiras de diminuir os prejuízos do ambiente foram pensadas na forma dos projetos de produção de Adubo Orgânico e do Biodigestor Doméstico. O adubo orgânico é preparado a partir de folhas, cascas de frutas ou mesmo cana triturada, que, sendo natural, não agride a terra ou as plantas. Já o Biodigestor doméstico também reaproveita detritos para gerar adubo e gás metano. Além disso, o Viveiro também abriga um Projeto de Horta Doméstica, em que estuda-se meios para desenvolver hortas em escolas ou casas.
A energia elétrica também é uma questão abordada através do Projeto de Aquecedor Solar, que mostra como é possível construir um aquecedor que aproveita a energia solar com materiais simples, como saquinhos de leite e garrafas de plástico, economizando energia elétrica. É mantida ainda a Estação Geoclimatológica G1, que determina a temperatura barométrica em graus centígrados, assim como a pressão atmosférica. Complementando essa área, a Estação G2 tem a função de analisar a influência da vegetação, como a temperatura, a umidade relativa do ar e os fenômenos metereológicos, como a chuva e velocidade do vento.
Agora é a hora de conhecer mais sobre os problemas do nosso planeta e fazer a diferença com nossas atitudes. Visite o Viveiro de Produção de Mudas de Árvores Nativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário