terça-feira, 7 de agosto de 2012

Japão relembra os ataques das bombas nucleares.

Bomba nuclear lançada em Hiroshima
Há 67 anos a cidade japonesa de Hiroshima era bombardeada pela mais devastadora arma já construída pelo homem.

Na época a cidade foi arrasada e o número de pessoas mortas ficou em torno de 140 mil. Sempre nessa mesma data 06 de agosto que entrou para a história como uma das maiores tragédias já vista pela a Humanidade o Japão relembra a tragédia para que ela não caia no esquecimento.

Em um breve discurso feito pelo prefeito de Hiroshima, Kazumi Ma Tsui para representantes de pelo menos 71 países incluindo os Estados Unidos, ficou reforçado o pedido pelo desarmamento nuclear em todo o mundo.

O prefeito ainda pediu em seu discurso para que o Japão lidere o movimento pelo desarmamento nuclear e solicitou ao Primeiro ministro japonês, Yoshihiko Noda que também estava assistindo ao discurso para que ajude mais os “Hibakusha”, termo pelo qual são conhecidos os sobreviventes e vitimas das bombas nucleares.

Na ocasião também se encontrava Clifton Truman Daniel, neto do presidente norte americano, Harry Truman que ordenou o ataque nuclear.

Foi a primeira vez que um membro da família de Truman compareceu a uma cerimônia de comemoração ao aniversário da tragédia, desde o término da segunda guerra.

Em suas declarações Truman Daniel disse que é muito importante para sua família entender as consequências totais das decisões que seu avô tomou na época do bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki.

A cidade de Hiroshima foi bombardeada no dia 06 de agosto de 1945 e Nagasaki logo em seguida no dia 09 de agosto do mesmo ano (vale lembrar que o Japão já havia se rendido antes do segundo bombardeio).
Leia mais em: Japão relembra os ataques das bombas nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário