terça-feira, 19 de junho de 2012

O professor frente a novas tecnologias de ensino




“O fator isolado mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.” (Ausubel et al., 1980)


                   
            Com o advento das novas tecnologias presentes na Web 2.0, uma série de ferramentas estão à disposição do educador quer seja para o ensino EaD ou para o presencial, como recurso paradidático de ensino. Porém uma questão fica no ar? Estaria o professor de hoje preparado para usufruir desta nova tecnologia? Estariam aptos a utilizar estes recursos multimeios, dentro ou fora de um determinado ambiente virtual, para criar situações de aprendizagem e assim favorecer o aluno a transformar as informações em conhecimento?  

            Quando o educador domina as “duas mãos” dessa tecnologia, a nova tecnologia, e a sua aplicabilidade todos só tem a ganhar.

            Tomemos como exemplo o uso da ferramenta Mapa Conceitual (Ausubel), podemos rapidamente defini-lo como:

            “...uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Ele é considerado como um estruturador do conhecimento, na medida em que permite mostrar como o conhecimento sobre determinado assunto está organizado na estrutura cognitiva de seu autor, que assim pode visualizar e analisar a sua profundidade e a extensão.”

            Agora, quando aliamos esta ferramenta a recursos tecnológicos da Web 2.0,  como no proposto por MAGALHÃES (2008) vemos que se torna de suma importância para que o tempo e o espaço passem a ser aliados dos docentes e discentes e para que se torne possível estabelecer critérios dentro de um espaço virtual que promova interatividade e consequentemente condições do aluno apropriar-se de novos saberes.

Referências:
    ALMEIDA, Voltaire de O. and MOREIRA, Marco A.. Mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos da óptica física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2008, vol.30, n.4, pp. 4403.1-4403.7. ISSN 1806-1117.
    Carvalho, Ana Amélia A. (org.) (2008). Manual de Ferramentas Web 2.0 para Professores. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação.
    DE FREITAS, J. R. . Mapas conceituais: estratégia pedagógica para construção de conceitos na disciplina química orgânica. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 12, p. 86-95, 2007.
    Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Desenvolver o pensamentocrítico nas escolas. Porto: Porto Editora.
    MAGALHÃES, Graça C. & Rio, Filomena del (2008). Mapas Conceptuais Online. In Ana Amélia Carvalho (ed.), Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação, 211-232. [ISBN 978-972-742-294-4]
    TAVARES, Romero . Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 12, p. 072-085, 2007.

Um comentário:

  1. Olá Vini,

    que legal que está esse espaço!
    Mantenha-o sempre atualizado porque é um meio eficaz de aprendizagem!
    Parabéns, amigo!

    ResponderExcluir