terça-feira, 26 de junho de 2012

1º Fórum sobre Violência Infantil é realizado pelo curso de Pedagogia da Faculdade São Luís.

Nos dias 4 e 5 de junho foi realizado o 1º Fórum sobre Violência Infantil: A Criança Vítima do Grito e do Silêncio, promovido pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís. O evento, que fez parte das comemorações dos 40 anos de Licenciatura da Instituição, contou com a presença da Diretora Geral da Faculdade de Educação São Luís, Sra. Profa. Iracê Miriam de Castro Martins e da Mantenedora da FESL, Sra. Gislene Martins Duarte, de alunos de diversos cursos, além de Docentes da região e profissionais ligados à área.

Durante os dois dias de Fórum, foram discutidos aspectos essenciais sobre o tema, como maneiras de reconhecer maus tratos em crianças e medidas que devem ser tomadas nesses casos. Foi explicado ainda as formas de violência e o que ela pode resultar no físico e psicológico das crianças, uma vez que a violência também pode ser reconhecida na forma de abandono, palavras fortes de censura e até na falta de carinho.



Os presentes puderam entender que, o que nós somos hoje, é resultado das situações que nos aconteceram aos 7 ou 8 anos de idade, gerando medos e fobias. Crianças pequenas não possuem mecanismos de defesa e quando ela sente angústia, perigo e desamparo, isso gera seqüelas.

“Quando a criança não consegue superar o abandono sofrido ela acaba tendo problemas em todas as suas relações na vida adulta, como resultado de transferência de situações aflitivas. Elas se transformam em adultos fragilizados nas situações que não conseguem resolver”, afirmou em sua fala a Profa. Dra. Valéria Ap. Chechia.

Todos os presentes mostraram-se interessados e alarmados com os dados, como a Taxa de Violência Infantil em Ribeirão Preto: 5,7% das crianças de 0 a 10 anos sofrem maus tratos. Assim, foi deixado claro que existe uma Cultura Latina a ser combatida, na qual as pessoas não querem interferir nos acontecimentos da casa ao lado, ato que pode salvar a vida de muitas crianças.

Foi ressaltado ao público, composto em maioria por Docentes e estudantes de Pedagogia, o fato de que os professores são os mais capazes de reconhecer os sinais de violência física.

Na última noite de Fórum, a palestra do Dr. Marco Aurélio Guimarães chamou bastante a atenção dos alunos, que puderam ver imagens dos resultados da violência. Segundo ele, para identificar os maus tratos, deve-se ficar atento à: Histórias mal contadas para justificar a lesão; Lesões repetidas ou acumulativas; Sinais de lesões antigas e novas; Lesões na região genital ou anal e Evidências de desnutrição. Como o palestrante destacou, privar a criança de comida ainda é uma forma de punição por mal comportamento, e deve ser abolida.

O objetivo do Fórum foi, além de informar e incentivar a discussão sobre o assunto, capacitar os ouvintes para reconhecer quando a violência acontece, fazendo com que essa consciência seja uma forma de prevenção.















Nenhum comentário:

Postar um comentário