segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rio+20 ganhará "parque sensorial"

Antes de receber delegações e chefes de Estado para a Rio+20, em junho, a capital vai ganhar um "parque sensorial". O espaço está sendo planejado para sensibilizar a população para temas a serem tratados na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.
O espaço terá áreas que simulam consequências das mudanças climáticas, como a queima de uma floresta, degelos e uma inundação.
Com projeções, efeitos sonoros, variações de temperatura e até a liberação de milhares de litros de água, a ideia é "transportar" o visitante para esses cenários.
O parque faz parte do projeto Green Nation Fest, que ocupará a Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio, entre 31 de maio e 7 de junho. A reunião dos chefes de Estado será de 20 a 22 de junho.
O objetivo, dizem os organizadores, é envolver a sociedade com questões ambientais. A modelo Gisele Bündchen, embaixadora da Boa Vontade da ONU, passará pelo local.
Com entrada gratuita, o evento terá ainda um concurso de filmes, fotos e outras mídias, um teste sobre temas ambientais e outras atrações.
"A Rio+20 é um encontro de chefes de Estado, que têm decisões importantes a tomar. Mas, se a população não estiver mobilizada, a pressão sobre os chefes será menor", diz o prefeito Eduardo Paes.
A prefeitura é um dos patrocinadores do evento, ao lado do Ministério da Cultura, do governo do Estado e de empresas privadas.
A execução do projeto está a cargo da ONG Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente). O orçamento é de R$ 4 milhões.
Leia mais na materia da Folha: Parque temático vai divulgar temas que discutidos no encontro. Por  DENISE MENCHEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário