terça-feira, 22 de maio de 2012

Perigo na natureza

Animais: Os insetos mais perigosos do mundoDesde os primórdios na vida na Terra, eles estão por aí. Os insetos (ou melhor Artrópodes) são os animais mais numerosos e diversificados do planeta, tanto em números absolutos (números estimados entre 5 a 10 trilhões de indivíduos) como em espécies (mais de 5 milhões, apenas 1 milhão delas catalogada), vivendo em quase todos os ecossistemas, dos mais propícios à vida a alguns inóspitos para qualquer ser vivente. E é claro que entre essa infinidade de formigas,abelhas, aranhas e outros bichos, encontraríamos alguns muito perigosos, capazes de matar outros animais centenas de vezes maiores do que eles.
Pequenos insetos, grandes perigos
Sim, matar. E em termos de periculosidade, nem falo do mosquito da dengue, que por sí só não é perigoso, pois ele nada mais é que um vetor da doença, endêmica em todo o Brasil. Falo de aranhas com potentes venenos, moscas que botam seus ovos no corpo de animais vivos, abelhas extremamente agressivas e outros invertebrados de botar medo em qualquer um. Vamos conhecer, na listagem abaixo, os insetos mais perigosos do mundo.
Animais: Os insetos mais perigosos do mundoVespa Gigante Asiática – também conhecida como Vespa Mandarina, Zangão Japonês ou Vespa Assassina de Iaques, essa vespa originária das regiões tropicais da Ásia é uma verdadeira máquina da morte. Um único indivíduo pode voar até 80 quilômetros por dia, à espreita de suas vítimas favoritas: outras abelhas. Ao chegar na colméia sorrateiramente, ele libera feromônios, chamando outros de sua espécie (30 ou 40 deles) para atacar a colméia. Mesmo contando com uma média de 30 mil indivíduos, a colméia não tem a menor chance: em questão de poucas horas, as abelhas estão dizimadas pelas mandíbulas e veneno das vespas asiáticas, para que estas se alimentem das larvas e do mel da colméia.

Animais: Os insetos mais perigosos do mundoAgora imaginem um bicho deste tamanho atacando uma pessoa, hein? Não quero nem pensar, mas estatísticas confiáveis relatam a morte de pelos menos 40 pessoas por ano, causadas pela Vespa Gigante Asiática.

Formiga cabo-verde: encontrada na América Central e do Sul, essa espécie é conhecida como formiga-bala não por acaso: sua picada é tão intensa e dolorida que assemelha-se à dor causada por um disparo de arma de fogo. De tamanho relativamente grande para uma formiga (18 a 25 milímetros), as formigas cabo-verde tem uma função curiosa para os povos indígenas das Américas: são usadas em rituais de iniciação à masculinidade, em várias tribos.

Animais: Os insetos mais perigosos do mundoAbelha africana: criada no Brasil através da cruza de espécies européias com africanas, com o intuito de obter uma espécie mais resistente e capaz de viver em condições menos favoráveis, a abelha africana foi talvez o maior erro genético cometido no Brasil até hoje. Extremamente agressiva e de ferroada dolorida, a abelha africana considera qualquer movimento perto de sua colméia como uma ameaça em potencial e persegue seus inimigos por centenas de metros, muitas vezes aos milhares de indivíduos. Por isso, seus ataques são perigosos e resultam em sérias lesões ou até em morte.

Animais: Os insetos mais perigosos do mundoFormiga-soldado: não importa se elas têm apenas um centímetro de comprimento e sejam cegas: suas mandíbulas afiadíssimas cortam tudo o que estiver no caminho, não importando se seja uma simples folha ou um animal centenas de vezes maior. As formigas-solado ocorrem em diversos ecossistemas tropicais do mundo e não tem esse nome à toa: toda a colônia, que pode chegar a 1 milhão de indivíduos, comporta-se como se fosse um batalhão, pronto para o combate.

Animais: Os insetos mais perigosos do mundoMosca do berne: essa espécie de mosca possui diversas variantes, uma mais nojenta que a outra. Tem a que ataca o estômago de cavalos, a que ataca o nariz dos carneiros, a que ataca os bovinos e, vejam só, a que ataca os humanos. E por que é nojento? Imagine um inseto que, para reproduzir-se, põe seus ovos na pele dos mamíferos, para quando atingir o estado de larva, alimentar-se da carne do hospedeiro. Em casos mais graves, a larva pode até mesmo alimentar-se do cérebro do hospedeiro.

Leia mais em: Animais: Os insetos mais perigosos do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário