terça-feira, 13 de março de 2012

Tucanos em Jaboticabal

Fotos do jornalista Renan Leite
Em Jaboticabal, tucanos passam a fazer parte da rotina da cidade, mas trazem preocupações
Os tucanos, aves encontradas na América do Sul e Central, passaram a fazer parte da rotina dos jaboticabalenses. Encontrados normalmente nas áreas rurais, eles já podem ser observados dentro do município, como próximo a nova escola do SESI e principalmente na Praça dos Italianos, próximo a Prefeitura e Bosque Municipal "Francisco Buck".
Quem passa e observa as aves fica encantado pela sua beleza. "Eles sempre estão por aí, ficam rodando pela praça e sempre podemos observá-los nesta região", comentou o dono de um lava-rápido próximo ao local. "Todos que passam ficam olhando. Outro dia vi algumas pessoas pararem para tirar fotos. É realmente muito bonito", emendou.
Entretanto, a presença dos tucanos remete a uma preocupação sobre o desmatamento e a perda do seu habitat natural, além da proximidade com o bosque municipal, local onde são mais vistos. O biólogo Luciano Marafante afirma que a sua presença dentro da cidade é apenas reflexo destas ações. "É difícil falarmos de onde eles vieram porque está tudo desmatado, mas o surgimento destes tucanos naquela localidade, próximo a prefeitura, é uma demonstração clara que o bosque municipal é a única reserva de mata nativa que pode servir de habitat para esses animais", afirmou o biólogo, preocupado.
A prefeitura iniciou, no ano passado, as modificações na área interna do bosque para servir como ponto turístico na cidade e ser um atrativo para caminhadas e educação na preservação da natureza para as crianças. Entretanto, biólogos e especialistas da área se preocupam em relação aos trabalhos realizados e que poderiam afetar, diretamente, os animais. "De certa forma, eles possuem uma proteção no bosque. Se começarem a mexer no seu habitat que encontraram em Jaboticabal, eles também vão desaparecer da região do lago. Esse fato é um grande exemplo da necessidade de mantermos as áreas verdes e, principalmente, a área do bosque, que é nativo e que irá criar condições favoráveis para o seu desenvolvimento", conclui Luciano.
Algumas ONGs (Organizações Não-Governamentais) de Jaboticabal já se pronunciaram contra as modificações na região interna do Bosque Municipal "Francisco Buck". Um abaixo-assinado também já foi realizado para que a prefeitura interrompa as atividades.
Leia Mais em: Tucanos em Jaboticabal

Nenhum comentário:

Postar um comentário