quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Assassinas subterrâneas


Ricardo Bonalume Neto

Pesquisadores internacionais, incluindo pessoal da USP e da Unicamp, descobriram uma rara planta carnívora que devora as presas com suas folhas, debaixo do solo.
Basta ficar preso na superfície grudenta da folha que glândulas liberam enzimas que vão derretendo e digerindo a vítima e transferem seus nutrientes para a planta.
As vítimas da Philcoxia minensis são vermes nematoides, bichos microscópicos do solo. As folhas que cometem o crime têm entre 0,5 mm e 1,5 mm de largura.
Apenas 0,2% das plantas com flores são carnívoras, como lembram os autores do estudo publicado na "PNAS".
Trabalhos anteriores sugerem que elas crescem em ambientes iluminados, pelo menos aguados sazonalmente, e com poucos nutrientes.
"A terra no lugar parece vidro moído, não tem nada", diz Carlos Winter. "E como foi possível ter tanto nitrogênio na planta?", pergunta o cientista da USP.
A equipe suspeitou que a fonte do nutriente seriam os vermes digeridos subterraneamente. E confirmou isso ao alimentá-los com bactérias marcadas por um isótopo (variante) de nitrogênio, e soltar os vermes nas folhas.
A mineira Philcoxia minensis mostrou ser letal com os vermes. O gênero também tem espécies na Bahia e em Goiás, que também podem ser carnívoras.
Leia Mais:
Folha: Planta carnívora do cerrado come vermes embaixo da terra
Ciência Hoje: Bonitinha, mas assassina

Nenhum comentário:

Postar um comentário