segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vacinas e macacos

Testes clínicos com vacinas genéticas contra hepatite C e malária, baseadas em vírus de chimpanzés, mostram resultados promissores no estímulo do sistema imune. A abordagem pode ser a chave para novos imunizantes contra diversas doenças.

Na ciência, vírus de macacos costumam ganhar destaque apenas quando se tornam grandes ameaças para a saúde do homem. Porém, em um tipo especial deles, os adenovírus, pode estar a chave para o desenvolvimento da primeira vacina do mundo contra a hepatite C e de imunizantes genéticos contra diversas outras doenças. É o que indicam dois estudos publicados na revista Science Translational Medicine esta semana.

Um dos estudos analisou o potencial de diversos adenovírus de humanos e de chimpanzés como vetores vacinais, na busca por alternativas para superar as limitações impostas pelo sistema imune do homem à utilização de vacinas genéticas. No outro, foram descritos testes clínicos de fase 1, realizados com dois vetores vacinais derivados de vírus de chimpanzés. Os resultados promissores mostraram a indução de uma intensa resposta imune contra malária e hepatite C, com grande produção de células de defesa e de uma memória imunológica duradoura.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário