quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cursos de Sistemas de Informação e Ciências Biológicas da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal fazem parceria com empresa LED Reciclagem de lixo eletrônico


A reciclagem de resíduos sólidos é um dos maiores desafios de nossa sociedade, que está constantemente em desenvolvimento e voltada para a Era da Informatização e Modernização. Os resíduos domésticos estão mais caros e tóxicos, contendo um grande volume de lixo eletrônico. O descarte incorreto deste material causa grande impacto na saúde ambiental, e, consequentemente, na da população, devido à contaminação por metais pesados.
Pensando nisso, os Cursos de Sistemas de Informação e Ciências Biológicas da Faculdade de Educação São Luís formaram uma parceria com a empresa LED Reciclagem Tecnológica, da cidade de Mococa - SP.  Esta parceria coloca em prática o Projeto de Sustentabilidade desenvolvido pelos Núcleos Docente Estruturante dos Cursos de Sistemas de Informação e de Ciências Biológicas, enfatizando a importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e favorecendo a interdisciplinaridade e a integração entre os Cursos oferecidos por esta Instituição de Ensino Superior.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil abandona, por ano, 96,8 mil toneladas de computadores. Assim, o curso de SI já vem realizando um trabalho sócio-ambiental por meio da reciclagem de caça-níqueis, recuperando as máquinas e transformando-as em computadores prontos para uso e posteriormente, doando-os para a Sociedade Jaboticabalense. Além disso, no início do segundo semestre de 2011, o curso implantou, no pátio da Faculdade, um cata-pilhas para o descarte de baterias e pilhas usadas, sendo estes materiais que também causam impactos na saúde ambiental.
“Agora, com essa parceria, há um termo de compromisso entre as partes, em que a FESL é um local de coleta de todo tipo de lixo eletrônico, e a empresa LED Reciclagem compromete-se no recolhimento do que foi acumulado”, explica o Coordenador do curso de Sistemas de Informação, Prof. Ms. Marcelo Laffranchi.
A parceria já começou a funcionar; no dia 26 de agosto, a Empresa Led Reciclagem retirou da Instituição 4 toneladas de lixo eletrônico, dentre os quais, computadores antigos e/ou danificados da Instituição, e também do projeto de Reciclagem de Caça-níqueis, realizado pela Empresa Sigma Junior (Sistemas de Informação). Os cursos de graduação envolvidos já distribuíram caixas pelo prédio da Faculdade para a coleta do material. A próxima etapa a ser desenvolvida, será a campanha de divulgação para todos os Cursos oferecidos pela Instituição, evitando que o lixo eletrônico seja descartado de forma incorreta, e recuperando o material que ainda poderá ser utilizado.
A partir de então, a Faculdade de Educação São Luís passa a ser ponto de coleta de lixo eletrônico, que engloba:
Monitores (CRT ou LCD)
Computadores e placas em geral ff
Impressoras
Telefones celulares
Telefones fixos
Aparelhos de Video cassete, DVD, toca-fitas, CD-Players,Rádios
Etc. (Para informações sobre descartes de outros produtos, entre em contato com mlaffranchi@saoluis.br)

Faça parte desse Projeto! Deposite o lixo eletrônico nos pontos de coleta da Faculdade São Luís!

"LED Reciclagem e Faculdade São Luís, juntas, pelo meio ambiente"

Para fazer doação de máquinas inutilizadas, entre em contato com:

Prof. Ms. Marcelo M. Laffranchi
E-mail: mlaffranchi@saoluis.br
Celular: (16) 9753-8642

Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto
E-mail: janainagoncalves@saoluis.br


Departamento de Comunicação - Faculdade São Luís
Telefone: 3209 1800 ramal: 1878
Email: comunicasaoluis@saoluis.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário