segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mural na Faculdade São Luís



Alunos do curso de Educação Artística pintam Mural na Faculdade São Luís

O processo de criação do painel/mural “Intersecções”, que está sendo pintado no pátio central da Faculdade São Luís, surgiu da reflexão das áreas de conhecimento que envolvem os cursos oferecidos pela Instituição. A sugestão partiu do Secretário de Graduação, Cesário Martins Neto, que vem acompanhando de perto o passo a passo da produção artística.

Cesário é referência de aluno egresso que dá continuidade aos trabalhos acadêmicos da Instituição: fez parte dos formandos em Arte (Educação Artística) na turma de 1987. Atualmente é o responsável pela mudança estética e paisagística pela qual a Faculdade vem passando.

A adaptação da ideia para o desenho pintado no painel foi desenvolvida pela Profª Daniela Ramos de Lima, docente nos cursos de Arte e Filosofia. Segundo ela, a imagem procura mostrar as personalidades que revolucionaram as ciências físicas e humanas, as quais trouxeram um novo olhar para o século anterior.



“O século XXI ainda é muito jovem. O mundo atual precisa voltar-se para essas descobertas do passado para compreender o que hoje vivemos. O período entre os séculos XIX e XX é de extrema produção e por isso foi difícil elencar um ou outro pensador. A saída foi rever os cursos oferecidos pela Faculdade e estabelecer ligações entre as atividades acadêmicas das várias áreas. Procurei selecionar as imagens, respeitando, em alguns casos, o próprio repertório gestual contido em cada uma delas. Um exemplo é o retrato de Picasso com uma das mãos na testa. O gesto do artista nos mostra o olhar desafiador e apocalíptico daqueles que passaram por uma transição de século e desafiaram e teorizaram as grandes mudanças impostas pelas novas visões de mundo”, conta a professora.


Além de Pablo Picasso, Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Sigmund Freud, Albert Einstein e os brasileiros Carlos Drummond de Andrade, Paulo Freire e Tarsila do Amaral compõem o time dos escolhidos.


A pintura do mural vem acontecendo graças ao empenho do grupo de alunos do último ano do curso de Educação Artística e da supervisão dos professores Paulo Tosta e José Ruiz Sanches. A coordenadora do curso, Profª Nicéia Aparecida Penharbel Nogueira, comenta que as razões que enriquecem essa atividade dos alunos são diferentes e extremamente expressivas: de um lado, o vigor artístico de cada um dos graduandos em Arte e, de outro, a angústia que pelo fim de uma jornada de aprendizagem e troca de experiências vividas nestes três anos de curso. “O gesto é uma busca por tornar permanente a passagem deles pela Faculdade”, concluiu Nicéia.
A atividade faz parte dos eventos que integram a Semana do Artista, uma homenagem da Faculdade São Luís à Arte, manifestação e expressão humana tão lembrada nessa época do mês de agosto. Para saber mais sobre os outros eventos que integram a semana e estão sendo preparados pelo Colegiado de Artes da Instituição acompanhe também o blog e a página da Faculdade nas redes sociais.

Departamento de Comunicação - Faculdade São Luís
Telefone: 3209 1800 ramal: 1878
Email: comunicasaoluis@saoluis.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário